Há algum tempo (fevereiro deste ano) postei algumas notícias sobre a situação de lojas no DC (Washington DC. Retratos da crise. aqui). Embora a crise nos EUA pareça menor que a imprensa tem falado, no DC observa-se claramente depressão. Aqui na California não tenho a mesma impressão, pelo menos no vale do silício.
A imagem que me chamou a atenção aqui é muito mais a evidência das mudanças decorrentes da rápida obsolescência nos meios de comunicação. Na University St, a principal de downtown Palo Alto, o prédio do cinema antigo e onde funcionou a Borders está fechada.
A Borders foi uma grande cadeia de venda de livros, CDs e produtos similares ou próximos. Uma potência que se encontrava em todos os lugares nos EUA. Lembro de haver ficado muito impressionado que as casas funcionavam todos os dias do ano (exceto creio na véspera de Natal). A atividade de vendas era bastante intensa. Agora não existe mais.
A loja da Apple, logo em frente no outro lado da rua, embora esteja supervisitada e vendendo loucamente que coloque as suas barbas de molho.