De NOLA a lembrança mais presente era o Preservation Hall. Havia estado aqui em 1981 e gostei muito da apresentação dos velhinhos tocando jazz tradicional. Piano, cello, bateria, clarineta, pistom e sax tocado por seis vovôzinhos negros. Ao final da apresentação, até comprei um LP de "Sing" Miller, que participava da banda na época. Ouvi muito o disco de Sing Miller, com seu jeito bem peculiar de cantar. Antes do desaparecimento do LP, gravei em fita. (Numa viagem de carro de Ilhéus para Salvador, com meu pai, era a única fita que tínhamos para ouvir. Sing não caiu no gosto do velho Affonso e após tocar a fita uma vez, desliguei e conversamos um bocado. Esgotados os assuntos, ficamos calados um tempo e a viagem demorava num fusquinha. Do nada, meu pai fala “Bota aquele cara prá cantar de novo”. A monotonia venceu a resistência à voz rouca de Sing). Nunca encontrei um CD Sing Miller para comprar, mesmo tendo procurado muito. Foram várias as tentativas na Silver Platter em Seattle em 1991, ninguém o conhecia. Acho que cheguei a digitalizar o LP mas não o encontro na biblioteca do iTunes. Deve haver se perdido … Não localizei Sing Miller na Apple Store. Pode ser que seja pelo meu acesso limitado à Apple Store Brasil (não entendo muito bem estas peculiaridades da Apple como a de ter acesso limitado às lojas dos outros países).
Lógico que voltei ao Preservation Hall. O ambiente continua como me lembrava, nada mudou … como era de se esperar pelo nome do local. A banda continua com piano, cello, bateria, clarineta, pistom e sax, agora tocados por tiozinhos (o baterista era, com certeza, mais novo que eu e talvez o sax também) dos quais só três eram negros. Tudo muda.
Ah! Não há discos de Sing para vender no Preservation Hall, mas ele aparece numa foto de uma das composições da banda.
Continua havendo muita música tocada em vários pontos do French Quarter, muita gente turistando e bebendo. As bandas de jazz pelas ruas tem qualidade muito variada mas há bons grupos. Fiquei muito impressionado com uma delas, permaneci um bom tempo no grande grupo de ouvintes que se formou e até gravei um pouco. Sou bem controlado em gastos, mas dei uma boa contribuição. O lema é correto: "The more you pay, the better we play".
Prestou atenção na menina da bateria?
A tela do vídeo não aparece completa no post, se quiser ver toda a tela (mesma duração) vá até o Youtube (aqui).