segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O Apalpador - O Papai Noel galego


A figura acima, feita por Leandro (e vista aqui) é d'O Apalpador.

Sobre a Apalpador:
Texto acima do A Gentalha do Pichel (aqui).

De O APALPADOR PERSONAGEM MÍTICO DO NATAL GALEGO A RESGATE por José André Lôpez Gonçâlez (aqui):

"O dia 31 de Dezembro baixa à noitinha das alturas da sua escura morada nas espessas devesas para visitar os meninos. Chega quando os pequenos estiverem durmidinhos e apalpando-lhes a barrriguinha, por ver se estão cheios ou têm fame diz, no caso de estarem fartos: «Assim, assim estejas todo o ano», deixando-lhes uma mão-cheia de castanhas. No caso de terem fame ele cala embora, também os agasalhe com uma pressada do fruto do castanheiro.
Pela excitação da chegada do Apalpador e os presentes, as crianças não podem dormir e bolem. Para lhes fazerem sossegar, os velhos cantavam-lhes as cantigas que vem:
Vai-te logo meu ninim/nininha, 
marcha agora pra caminha. 
Que vai vir o Apalpador
a palpar - che a barriguinha.
Já chegou o dia grande, 
dia do nosso Senhor. 
Já chegou o dia grande, 
E virá o Apalpador1.
Manhã é dia de cachela2
que haverá gram nevarada 
e há vir o Apalpador
c ́uma mega3 de castanhas.
Por aquela cemba
já vem relumbrando
o senhor Apalpador
para dar-vos o aguinaldo.
(Amadora de Galego†, camponesa, 79 anos, Romeor de Caurel, recolhidas em Dezembro de 1994).
Agora traz brinquedos em lugar de castanhas, que os tempos cambiaram, mas não a função."


Depois de algum tempo esquecido, O Apalpador retomou suas andanças galegas:
Veja o texto:
"Em 2006 um trabalho de José André Lôpez Gonzâlez, publicado polo PGL, resgatava do esquecimento o Apalpador, personagem mítica da cultura popular galega para a quadra natalícia. Já no passado ano a Gentalha do Pichel chamou a atençom para a recuperaçom de facto dessa figura, e neste pretendem dar mais um pulo fazendo com que ela volte à rua.
Destarte o Apalpador, até agora sepultado por figuras importadas pola uniformizaçom cultural e polo formato consumista do Natal de hoje, sairá à rua em rondalha, trará presentes para os meninhos e meninhas do País, e deixará carvom na porta das casas de tantos indesejáveis, inimigos da nossa língua e cultura.
Da Gentalha fam questom em lembrar que o Apalpador tem especial gosto polos presentes manufacturados artesanalmente, dando mais valor ao carinho que ao dinheiro, e pedem para que este importante labor de recuperaçom das nossas festas populares conte com o apoio dos centros sociais e o movimento associativo da Galiza.
Por isso, do Centro Social compostelano já editárom um cartaz explicativo e já começárom os preparativos para o regresso do Apalpador às ruas galegas, com o intuito de recuperar o Natal galego e, ainda, afastar-nos um bocadinho da voragem consumista dessas datas." (aqui).
e continua em 2013:
"O Apalpador

O Apalpador visita toda a Galiza

Quinta, 19 Dezembro 2013 00:00


PGL - Mais um ano, o Apalpador desce das montanhas do Courel e visita a Galiza inteira. A seguir damos algumhas referências para as pessoas interessadas em conhecer os primeiros destinos do gigante carvoeiro. Já fôrom confirmadas visitas do personagem do Natal galego às cidades de Ferrol, Santiago de Compostela, Lugo e Vigo e nom se descarta que nos vindouros dias conheçamos mais destinos." (aqui)

domingo, 22 de dezembro de 2013

As melhores propagandas recentes de Natal

Estas foram as melhores que vi. Apple já uso e fiquei com votade de voar WestJet (no Natal, pelo menos!).


Apple






WestJet