Poucos restaurantes na região de Asakusa possuem cardápio em inglês. Apesar da minha pouca intimidade com a comida japonesa, entrei num restaurante que me pareceu bem típico - só havia japoneses … Sem cardápio em inglês não sabia o que escolher. Fui até a vitrine e fotografei o que queria e mostrei à garçonete. Entendi porque muitos restaurantes aqui têm um molde plastificado de diversos pratos expostos no exterior.
A minha escolha foi por um prato seguro pois combinava duas das minhas preferências - macarrão e ovo (figura ao lado). Após provar a comida passei a admirar muito mais ….. os italianos. Eles fizeram uma formidável transformação no produto oriental original!!! Quem provou a massa oriental e notou que poderia produzir algo saboroso tem muito mérito. Para completar o desastre o ovo era cru (apesar de ter certeza no modelo da vitrine parecia estalado) e misturado com uma gororoba de batata doce (segundo entendi da garçonete que falava inglês). Bem … não preciso dizer mais nada e mantenho o nome do restaurante em sigilo, até porque não o sei.
Sai e tomei um sorvete, este sim bom, pois não muito doce. À noite fui um restaurante espanhol, o Monte Azul, continental kitchen. Esta descrição “continental kitchen” me fez conferir se não era chinês ou coreano, afinal são o continente mais próximo do Japão. Deve ser uma descrição feita por um britânico para quem o continente é sempre o europeu). Comi bem: calamares à galega e uma favada.
Convidado para almoçar num excelente restaurante: Toufuya Ukai (Shiba, Tokyo). Um belo jardim e com contraste bem estilo Tóquio, o calmo e bonito jardim fica exatamente abaixo de uma das maravilhas tecnológicas japonesas: uma grande torre metálica vermelha (foto acima). Além do jardim, o espaço muito amplo e um ótimo ambiente. Garçonetes em trajes típicos e muito cuidadosas e gentis. A comida ….. bem a especialidade do restaurante é o tofu. Devo confessar que um tofu mergulhado numa sopa de soja não é o meu prato predileto mas este foi um dos pontos altos dos seis ou sete mini-pratos. A sobremesa era um bolo de não sei o que com uma cobertura doce com uma bolinhas …. de soja.
Outro convite: para jantar e comida japonesa. Outro restaurante tradicional Nome? Peguei o cartão na saída, mas tanto o cartão como o site são todos em japonês e não entendi nem o nome. O ambiente como se fosse uma antiga vila japonesa. Cada grupo numa sala, sentado no chão e mais seis ou sete pratos parecidos com os do almoço, porém com menos tofu. A sobremesa foi uma surpresa um pequeno bolo de chá verde com uma bola de sorvete também de chá verde. Gostei dos sorvetes japoneses!
Amanhã ainda estarei aqui o dia todo, mas o convite para almoço é da Embaixada do Brasil e teremos comida ocidental.
Vixe tio, tomara que melhore! Ninguém merece essas experiências gastronômicas...
ResponderExcluir