Arrumando a casa para a reforma de um escritório, encontrei um artigo (antigo?) da revista de bordo da Iberia, “Elogio de la tasca madrileña.” (de Luis Carandell, com fotos de Sanguinetti). Boas indicações de tavernas antigas de Madrid. Algumas conheço, farei um comentário, outras apenas registrarei aqui. No futuro, será mais fácil encontrar estas anotações, sem necessidade de reformar a casa.
Casa Labra, calle Tetuán 12,perto da Puerta del Sol. Conhecidíssima nossa. Ao final da tarde comer una tajada de bacalao no bar da Labra equivale ao nosso acarajé no final da tarde. Há também um restaurante pequeno no interior. A comida não me impressionou.
Sierra, na Plaza de Chueca, é descrita como: “Una de las más bonitas de Madrid, abierta hasta hoy...”. Conheço só a fachada, bonita.
Antonio Sanchez, na calle Mesón de Paredes -perto da Plaza Tirso de Molina, talvez seja a mais antiga de Madrid. Servem o vinho da bodega La Mancha, de Valdepeñas, desde as primeiras décadas do século XIX. Durante o período que Marina morou em Madrid e perto de Tirso, tentei várias vezes ir a esta tasca. Sempre a encontrei fechada, mas não parecia fechada em definitivo, apenas não coincidiam os horários de busca e abertura.
Casa Emílio, na López de Hoyo. Especialidade boquerones em vinagre.
Tascas que também são restraurantes:
Casa Ciriaco, na Calle Mayor.
Casa Paco, na Puerta Cerrada.
Salvador, em Barbieri;
La Zamorana y Ananías, na calle Galileo;
Carmencita, na Calle Libertad;
Casa Puebla, em Príncipe de Vergara.
O autor recomenda um casa que frequenta há muito anos: La Tienda de Vinos, na calle de Augusto Figueroa. Manuel Machado fui cliente assíduo da casa.
Casa Ricardo, na Fernando el Católico, também é recomendada. Ponto forte: morcilla de mi pueblo. “... Ricardo nos ofreció lentejas. 'No las ponía desde que entraron los nacionales' nos dijo. Y la frase nos decidió a tomarlas, pensando en el Madrid de la Guerra Civil, cunado no había otra cosa que lentejas y las llamaban 'píldoras del doctor Negrín'.”
É ..., conheço menos que pensava. Fiquei contente. Há vários pontos a ver nas próximas visitas.
Foto da Casa Labra da Wikimedia Commons.