quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Washington DC. Retratos da crise.



Meus amigos e inimigos,


A coisa está feia. 
A foto acima é da Bloomingdale's do White Flint em liquidação para fechar. Para quem não sabe, o White Flint é um shopping center chic em Bethesda. 
A notícia pior é que não é a única, há várias lojas já fechadas lá. Em cada corredor há pelo menos uma loja fechada (foto ao lado).
A frequencia muito baixa e um clima de enterro.

Tempos de crise devem levar ao aumento da violência, não é mesmo? Cuidado, parece que isto se confirma aqui. Um amigo que mora no Dupont Circle (área cara do DC), ao procurar lugar para estacionar, presenciou há poucos dias um assalto na rua. Isto mesmo, um grupo de pessoas assaltou um senhor, com violência e roubou os seus pertences.
Pode ser um fato isolado, mas o que você acha de um lugar cujo hotel tem um folheto alertando para os perigos?
Veja abaixo o que estava no quarto do hotel que fiquei em Foggy Bottom:


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Visita a Salamanca, muito boa!


Estivemos em Salamanca, mas a trabalho. Além de assinar um convênio com a Universidade de Salamanca (USAL), tivemos a oportunidade de visitar alguns institutos da USAL e o seu Centro de Estudos Brasileiros.

Foi uma viagem rápida e não visitamos a parte antiga da USAL (o acordo foi assinado na Reitoria,um palácio antigo na praça). Contudo foi muito bom ter visto o "Ceu de Salamanca" uma representação muito interessante e que está muito bem apresentada e conservada no local de exposição.

O Colegio Mayor Arzobispo Fonseca ou Colegio dos Irlandeses é um prédio histórico e que foi transformado recentemente para hotel de professores visitantes ("El Colegio Arzobispo Fonseca es un monumento declarado Bien de Interés Cultural en 1931. Fue fundado por el arzobispo de Toledo don Alonso de Fonseca e iniciada su construcción en 1519"). O outro nome se deve ao fato dos filhos dos nobres irlandeses irem à Universidade de Salamanca para evitar as universidades protestantes da Inglaterra. Ficamos lá e realmente é um privilégio poder estar num quarto confortável num ambiente tão histórico. O prédio está muito bem mantido e é uma excelente opção de hospedagem. 

Tivemos um excelente almoço, após a assinatura do acordo de cooperação, no Lis restaurante (Patio Chico, 18; Tel. 923.21.62.60). Aproveitamos a oportunidade de estarem nas Jornadas gastronomicas de cerdo ibérico de bellota e tivemos, provavelmente, a melhor refeição desta viagem. O menu está abaixo e não se trata de escolher opções, foram servidos TODOS os pratos do menu. Como as porções são pequenas, foi bastante comida e de excelente qualidade.

Recibiremos a nuestros clientes con un cortador de Jamón Ibérico
1. Nuestra Tapa en MADRID FUSIÓN 2012:
Papada de Ibérico de Bellota Ahumada, Crema de Guisante, Chutney de Calabaza y Castaña Tostada.



ENTRADAS
2.PATÉSCASEROS: Paté Rústico,Paté en Costra a la Naranja Sanguina y Tarrina de Cabeza de Ibérico.
ENSALADAS: de Maruja, de Escarola y de Tomate.
CHUTNEYS: de Pimiento Rojo, de Pimiento Verde, de Remolacha 
y de Calabaza.
3. CHICHAS DE MATANZA, de Salchichón o de Chorizo, con huevo y patata confitados en Aceite de Oliva Virgen.


PRINCIPALES
4. Hojaldre de Carrillera con Setas de Temporada y Jugo de Espinazo de Cerdo al Vino Tinto.
5. Chuleta de Lomo, Castañetas y Rollito de Col Salteada.


POSTRES
6. Sopita de Mango, Piña y Cava con Fresas Naturales.
7. Pocillo de Chocolate Valrhona con Crema de Leche Batida. 


Imagem da Catedral de TourSpain (aqui)

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Madrid, 3 restaurantes

Visita de trabalho, sem tempo para outras atividades, mas estive em três restaurantes que merecem registro.

A convite estive no La Ancha, um restaurante de muito boa qualidade, logo atrás do Congresso (Calle de Zorilla, 7;  Tel. 914.298.186). Se você não acompanha a política espanhola, não dever reconhecer muita gente, mas aparecem muitas figuras da política por ficar tão perto do congresso. Compartilhamos algumas entradas: as croquetas de Madrid não são o meu ideal de croquetas, mas estas foram das melhores que experimentei. Depois alcachofras que estavam muito boas. O meu prato principal foi Merluza con salsa de chipirones, e volatria lá para comer de novo com muito prazer. Quem pediu o Mero empanado con pisto elogiou muito.

O Ordago é um excelente restaurante perto de Ventas (Calle Sancho Davila, 15, Tel. 913 567 185). Para ir em maio ou setembro é necessário fazer reservas com MUITA antecedência, o restaurante é pequeno e não pensa em expandir. O pessoal que gosta de touros também gosta de boa comida e o restaurante é muito procurado. Em pleno fevereiro foi mais fácil reservar. Excelente comida tradicional basca!  Entrada com caracoles e depois chipirones en tinta. Não podia ser melhor. No La Ancha são os políticos, no Ordago você pode encontrar toreiros de vez em quando.

Ainda tive tempo de ir no El Bierzo (Calle Barbieri 16; Tel. 915 319 110), um restaurante simples de comida caseira muito boa. Comi umas judias com jamon de entrada e depois venado rebozado.  Isto com meia garrafa de vinho (sofrível) e café saiu por 12 euros. O restaurante é tão simples que nem localizei um site, mas é indicado em diversos sites. O NY Times cita a indicação de Frommer: "Good honest fare from the northerly Castilian region of El Bierzo is the order of the day at this long established down-to-earth eating spot. One of Chueca's most popular and established home-cooking establishments, it boasts excellent value set lunch and dinner menus and is usually vibrant and filled with local regulars. Costillas (beef ribs), lentejas con arroz(lentils with rice), and setas al ajillo (wild mushrooms cooked in garlic) are among the favorite dishes, and there's a particularly wide choice of low-priced tortillas (omelettes) plus a good range of tapas and raciones if you fancy something lighter." (aqui).

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval antigo por Pierre Verger

Um "filme" com fotos de Pierre Verger nos anos 40 sobre o carnaval na Bahia, no Rio e em Recife, com narração dele mesmo.
Muito interessante:



Texto no YouTube:
"Uploaded by  on May 4, 2009
Em 1984 , Pierre Verger - com apoio de Jose Antonio Barros Freire, Arlete Soares, Rina Angulo, Mimito Gomes e Jose Amancio - "descobriu o video teipê ". Realizou na produtora Manduri (São Paulo) sua primeira experiência no Brasil com o video: gravou em estúdio, suas fotos sobre o carnaval do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Uma semana depois, participou do lançamento do Vídeo e Exposição das Fotos no MIS - Museu da Imagem e do Som - São Paulo. Foi reverenciado pela imprensa especializada de São Paulo e em seguida, viajou para França, onde foi homenageado com a medallha Légion d`Honneur. Em suas mãos, Verger levava um presente para Presidente François Mitterrand ... no estojo com uma fita VHS , ele mesmo escreveu : CARNAVAL BRASIL ANOS 40.

DEPOIMENTO PIERRE VERGERTrês meses depois de minha chegada resolvi partir, após ter assistido ao carnaval, que na época não tinha a importância que ainda teria. As escolas de samba desfilavam na Praça Onze e também não tinham a notoriedade, o esplendor e gigantismo que vieram a ter em seguida. Existiam, sobretudo, os blocos os cordões que passavam vagando pelas ruas. Homens vestidos com saias curtas de palhas ou roupas emprestadas de suas mulheres. A Guerra Mundial estava no auge. Os jornais, aproximando títulos de artigos de maneira talvez um pouco maliciosa, proclamavam que Mussolini falava em plena folia. Sentados nas carrocerias dos carros ou nos bondes ou, ainda, desfilando nas ruas, a euforia dos foliões se traduzia sempre em gestos largos de braços abertos, festejando a alegria de viver e se divertir"