Os amigos tornam o Maranhão ainda mais agradável do que já é. Eder foi muito gentil em nos levar ao arraial numa noite, na outra tivemos a boa companhia de Arlene e de Caldas.
A combinação de bons amigos e boa comida é imbatível. No dia da chegada almoçamos na Cabana do Sol com Lucilene, Jamile e Tiana.
No dia seguinte, com Flávia e Lucilene, fomos ao Maracangalha (Rua Mearim, s/n, Qd 3, Lote 120, Calhau, São Luís. (98) 3235-9305). Uma comida regional semelhante à que havíamos comido na véspera na Cabana do Sol, porém mais elaborada e com opções algo mais sofisticadas. Comemos um Camarão à Maracangalha (camarão num molho de queijo servido num abacaxi aberto), um Risoto de Camarão e uma anchova grelhada. Todos excelentes e com grandes acompanhamentos, incluindo o arroz de cuxá. As porções são de tamanho amazônico.
À noite, fomos para o aniversário de Flávia, onde descobrimos que o “Parabéns pra você” é diferente no Maranhão:
“Parabéns para você nesta data querida,
muitas felicidades
muitos anos de vida.
Hoje é dia de festa
para alegrar nossas almas,
Flávia faz anos
Uma salva de palmas.”
Depois do aniversário, ainda fomos de novo ao arraial. Arlene nos deu muitas explicações sobre os bois e seus sotaques, mas não me sinto em condições de explicar muito sobre isto. De todo modo, ao ouvir mais bois de sotaque de matraca e de sotaque de orquestra não tenho mais dúvida sobre a minha preferência: sotaque de matraca.
Fico feliz que tenha gostado e mais feliz ainda por ter tido a presença de vocês em meu aniversário. Até a próxima. Beijos, Flávia
ResponderExcluirQuais eram aaas comidas tipicas de lá no são joão ?
ResponderExcluir