terça-feira, 22 de junho de 2010

São João em São Luiz


O título não é por engano. A festa de São João em São Luiz do Maranhão é bem diferente da festa nordestina desta época. Vir a trabalho em São Luiz nesta época é uma boa combinação de seriedade e divertimento.
O almoço foi na Cabana do Sol, com uma excelente comida. A combinação de pasteis (pequenos) de carne com geleia de pimenta fica ótima. Comi um peixe na chapa excelente, preparo simples num material de excelente qualidade. Há uma quantidade respeitável de acompanhamentos já incluídos, dos quais o arroz de cuxá chamava a atenção. As porções são mais que abundantes, diria exageradas em tamanho. Impossível ir sozinho, mesmo uma meia porção deve alimentar duas pessoas.  
Até aí, nada de São João, mas a festa ocorre à noite. A programação é séria. São vários arraiás espalhados em vários pontos da cidade. Em cada um destes pontos, se apresentam vários grupos, a maioria denominada de bois. Cada um permanece por quase uma hora e segue para se apresentar em outro lugar. Para completar: as festas costumam começar no dia de Santo Antonio (13/junho) e vão até o dia de São Marçal (no dia 30/junho). Este ano a festa começou no dia 11.06 e irá até o dia 04.07. O programa é tão intenso que é distribuído um livrinho.
Aprendi que há três sotaques dos bois: Sotaque de matraca, sotaque de zabumba e sotaque de orquestra. Isto, contudo, e apenas o começo. Um dos bois que mais gostei, por ser bem de raízes, o Boi de Pindaré é conhecido como de sotaque de Baixada. Além dos Bois, ainda há vários outros estilos: Danças Portuguesas, Tambor de Crioula, Dança de Boiadeiro, Cacuriá etc. Tem até quadrilha (embora não saiba se é parecida com a quadrilha do nordeste, pois não vi as daqui). Se conseguir aprender um pouco mais sobre estas manifestações, postarei de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário