segunda-feira, 3 de maio de 2010

Dia 02 de maio. Puerto de Santa Maria


Depois de dormir muito mais que razoável, acordamos apressados para ir até El Puerto de Sta Maria (A portuguesinha não reconheceu quando escrevi sem o El antes de Puerto). Uma viagem tranquila. O mar de motoqueiros que encontramos estava no sentido contrario. Era o final de semana do GP de motociclismo de moto em Jerez. Ouvimos que havia 200.000 motoqueiros na região Ao chegar no Puerto havia motos ate penduradas nas palmeiras. Nos alojamos no Hotel Bodega Real (calle Albareda, 4). Uma nota a mais para o Sr. Arturo Camacho (Jefe de recepción) muito simpático e atencioso. Um hotel verdadeiramente real e como a reserva e pagamento foram feitos em janeiro via Rumbo, nem lembramos quanto pagamos. O que nos fez aproveitar ainda mais.

Almoço leve de pequenas porcões de comidas locais: Berza – um guisado com grão de bico ”A berza gitana contém garbanzos e todos seus "avíos", isto é, derivados do porco (morcilla, chorizo, presunto ou papada) que lhe outorgam parte de sua peculiar sabor e consistência.”, e huevas aliñadas. Cidade antiga e com muitas construções interessantes. Andada boa ate a Pz de Toros e volta a pé. Praça antiga e com charme. São 59 portas entrada. Creio ser a de maior numero de portas que já vi. 

Apesar da temperatura estar boa (cerca de 23 C), acabamos cansando um pouco. Após um descanso no excelente , fomos para um jantar. Alta qualidade o Restaurante Los Portales (Ribera del Marisco, 7). Pedimos calamares fritos de entrada. Como não os havia mais, nos ofereceram puntitas. Foi até melhor porque conhecemos algo diferente – parecem umas micro lulas. Depois para variar, cochinillo, acompanhado de um Badaceli Priorato. MUITO BOM! Para fechar, um Conde Osborne Cristal. Só faltou um puro, preferi não desafiar a tosse que anda querendo atacar.

No dia 03, ainda em El Puerto, fomo visitar a Bodega Terry. Vale a pena ver, embora baste uma na vida. Melhor é mesmo tomar os finos, amontillados e olorosos. Preferimos até os brandy. Depois, uma viagem de 15 minutos até Jerez (se é que se pode chamar isto  de viagem...).

Nenhum comentário:

Postar um comentário